sábado, 17 de maio de 2014

Cochonilha

Hoje, minha amiga Bethania (apelido Bee... oooiiiinnnn), me escreveu para perguntar como tratar uma planta atacada por Cochonilha.
Cochonilha é um bichinho até bonitinho, parece uma bolinha de algodão. É um inseto Hemiptero, que se alimenta da seiva da planta atacada.
Eu tenho aqui em casa, na folhas da minha Guiné.
Tiro com a mão. Não causa muitos danos à Guiné e também não espalha para as outras plantas. 
A Cochonilha produz uma substância de defesa, que é usada para fazer o corante Carmin. Você pode ler mais um pouquinho aqui.
Vc sabia dessa?
Pois é. 
Essa substância também atrai as formigas doceiras, que segundo meu amigo agronomo comentou, tratam as cochonilhas como um rebanho! 
Ah mundo dos insetos! 


Foto sem foco minha, mas tá aí. Elas,as Cochonilhas preferem ficar na parte inferior da folha (fica mais protegida do sol, de ataques de outros insetos) e nas "dobrinhas" dos caules das plantas.
Olha aí o montão embaixo na folha!

Vamos lá. Para tratar sua planta infestada de cochonilha, existem algumas alternativas.

- Tirar com a mão! (eu uso essa)
- Tirar com jato d'água (não precisa ser um jaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaato de água, né!?!)
- Tirar com cotonete embebido em álcool.
- Pulverizar com água + sabão 
- Pulverizar com água + sabão + óleo mineral. (eu não gosto de usar óleo mineral, pq aqui eu já fiz a experiência, não deu certo. Fritou minha planta - aqui é muito quente. Usei metade da quantidade de óleo e continuou fritando. Preferi usar sem óleo mesmo).

Li algumas receitas aqui, na página receitas da vovó e mais receitas nessa página aqui.


Dica importante:

TENHA UMA JOANINHA NO JARDIM!
Fotos dessa página aqui

 Joaninhas são predadores de Cochonilha! E são fofas!
Então, não use inseticida para matar a Cochonilha, senão vc mata a cochonilha mais a Joaninha e todos os outros insetos do seu jardim. 

Depois vou dar dicas de como atrair Joaninhas para seu jardim! 

Obs: Alguns tipos de vespas também são predadores de Cochonilhas. Portanto, deixem as vespas em paz! Elas não são fofinhas igual a mocinha acima, mas tem um papel muito importante no ecossistema e vivem de boa no seu jardim, sem fazer mal a ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário